Você sabe o que é um Funko POP! exclusivo?
Se você já é um colecionador, ou acompanha a Pop In Box há um tempo, deve saber que os Funko POP!s exclusivos, ou edição especial, são uma parte importante da história da Funko e da linha POP!, inclusive já contamos um pouquinho da origem da Funko aqui.
Os primeiros Funko POP!s lançados já foram logo exclusivos da Comic Con de San Diego, isso porque eles foram vendidos apenas durante o evento, em estandes selecionados, e já vinham com uma etiqueta que indicavam essa exclusividade:
Mas o que significa essa “exclusividade”?
A Funko chama de exclusivos os Funko POP!s que são lançados para serem vendidos em algum evento ou loja específica. Os exclusivos da SDCC, por exemplo, são produzidos para o evento, então são vendidos durante esse período e apenas em alguns lugares.
Quando falamos de eventos, os exclusivos mais relevantes são da Comic Con de San Diego, que acontece todo o mês de julho e carrega o maior número de Funko POP!s exclusivos. Você pode conferir os exclusivos da SDCC 2024 no vídeo abaixo:
E também da Comic Con de Nova York, que acontece todo mês de outubro e tem o segundo maior número de exclusivos (apesar de muitos defenderem que os exclusivos da NYCC são melhores).
Outros eventos menores também conseguem produtos exclusivos, como a Emerald City Comic Con, WonderCon e até mesmo Target Con, uma convenção que começou “sem querer” (já falamos sobre ela aqui).
Exclusivos de lojas
Além dos eventos, a Funko também produz POP!s exclusivos para grandes lojas, ou lojas que sejam relevantes para o público geek como um todo.
As lojas com exclusivos mais famosos são a Hot Topic, BoxLunch, GameStop, Amazon, Barnes & Noble, Toy Tokyo, mas até grandes mercados também entram na brincadeira e com frequência vemos novos exclusivos da Target e Walmart.
Existem também os exclusivos da Funko-Shop, a loja online da Funko.
Como funcionam os exclusivos?
A Funko, além de produzir, também é responsável pela distribuição dos seus produtos nos Estados Unidos (e agora na Europa também). Isso significa que sempre que a Funko lança um novo POP! comum, todos os lojistas cadastrados podem fazer seus pedidos diretamente com a Funko para depois revender em suas lojas.
Quando um POP! é exclusivo da Hot Topic, por exemplo, apenas as franquias da Hot Topic vão receber esse produto para revenda.
Com os exclusivos de eventos é um pouco diferente.
A Funko tem seu próprio estande nas convenções e nesses estandes, ela vende todos os exclusivos. Nem preciso dizer que comprar no estande da Funko é o sonho de todo colecionador, né? Mas não é tão fácil assim, dias antes do evento, a Funko abre uma loteria virtual para que os fãs possam se cadastrar e tentar ganhar uma oportunidade de comprar, se você é sorteado, você recebe a confirmação por email, junto com o dia e horário que você deve chegar. A Pop In Box já realizou esse sonho e você pode ver um pouquinho mais sobre como funciona uma SDCC nos nossos vlogs, é só clicar aqui.
Esses POP!s que vêm diretamente do estande da Funko recebem uma etiqueta diferente dos outros exclusivos de convenção, como essas aqui, da SDCC de 2024:
Mas alguns desses exclusivos também podem ser encontrados em outros lugares, fora da convenção. Eles são chamados de exclusivos compartilhados, mas não aparecem em todas as lojas, um pode ser compartilhado com a Hot Topic, outro com a BoxLunch e por assim vai. Basicamente, eles são exclusivos do evento e da loja ao mesmo tempo, o POP! em si é exatamente o mesmo, assim como a caixa, mas para diferenciá-los, a etiqueta é diferente. Essa aqui foi a etiqueta dos exclusivos compartilhados da SDCC esse ano:
Edição Especial é exclusivo?
Como você deve ter notado, tudo que eu falei até agora é sobre o mercado dos Estados Unidos, afinal de contas não tem Hot Topic, Target ou SDCC em outros lugares, apesar da Funko ter distribuição terceirizada em outros países. Nesses casos, as etiquetas de exclusividade de lojas foram substituídas pela etiqueta de Special Edition. É exatamente o mesmo POP! e a mesma caixa, apenas a etiqueta é adaptada.
Exclusivos são mais caros que comuns?
A resposta é simples: sim. E faz sentido que seja. Embora alguns exclusivos tenham tiragem maior, como regra geral eles são produzidos em menor quantidade, já que será vendido por apenas uma loja. Além de ser uma edição mais limitada, ela também já sai mais cara da fábrica da Funko. No início, por exemplo, enquanto os comuns eram vendidos por 10 dólares nos EUA, os exclusivos eram vendidos por, no mínimo, $12,50.
Mas o preço inicial não é a única diferença. Se tem menos unidades em circulação, as chances do POP! se tornar raro só aumentam e o preço sempre acompanha a raridade.
Não é uma regra todo POP! exclusivo ser raro/caro, mas é a possibilidade de um POP! exclusivo ficar raro é muito maior do que um POP! comum, principalmente quando falamos de exclusivos de convenções, que geralmente têm uma tiragem ainda menor.
Então nossa dica é: se você tem uma lista de POP!s que quer comprar para a sua coleção, priorize os exclusivos. Eles são mais caros, mas a probabilidade é que eles fiquem ainda mais caros com o tempo, enquanto os comuns tendem a se manter estáveis. E por mais que exclusivos sejam mais raros, aqui na Pop In Box você encomendar todos (sim, eu disse TODOS) os Funko POP!s já feitos, não importa quão raro! Só o que você precisa fazer é entrar em contato com a gente para pedir seu orçamento 🙂